Criciúma conquista nota máxima em Modelo de Excelência em Gestão

Município foi o único do país a alcançar o melhor resultado na avaliação

A Prefeitura de Criciúma, no Sul catarinense, obteve a pontuação Bronze 4, que é a nota máxima, na alimentação da plataforma Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União, denominado MEG-Tr, do governo federal.

Entre os municípios que finalizaram a avaliação, Criciúma foi o único do país a obter nota máxima. “A certificação demonstra uma gestão eficiente, organizada e de excelência. São resultados que refletem diretamente na organização da máquina pública e a efetivação do cumprimento de prazos e obrigações, que garantem prestígio do município junto aos governos federal e estadual”, ressaltou o secretário-geral do município, Vagner Espíndola Rodrigues.

O MEG (Modelo de Excelência em Gestão) começou a ser implantado em Criciúma no ano passado. Ao todo, foram sete semanas de trabalho do comitê de implantação para atender os requisitos.

“Identificamos as boas práticas na gestão e conseguimos respostas para, pelo menos, 95% das questões relacionadas aos sete fundamentos elencados pelo MEG. A partir disso, alguns planos de melhoria na gestão começaram a ser aplicados”, destacou a gestora municipal de convênios e coordenadora do MEG, Caroline Brunel Matias.

Segundo ela, foram elencados 13 planos de melhoria que já estão sendo aplicados. Entre eles, estão a criação e implementação do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) e ampliação do projeto de robótica para atender 1,5 mil estudantes e a construção de dez salas makers por ano, para o desenvolvimento desse projeto até 2023, entre outras iniciativas.

Detalhes sobre o modelo

Todos os municípios com mais de 50 mil habitantes precisam implantar o modelo. Em Criciúma, por exemplo, foi necessário responder todos os questionários relacionados aos sete fundamentos da ferramenta até setembro de 2021, data prevista pelo Ministério da Economia.

Após o encaminhamento ao órgão federal, Criciúma alcançou 76,1 pontos, de uma escala de 0 a 100, pontuação que poderá interferir no recebimento dos recursos por parte do governo federal.

“Temos uma equipe de gestão que entende a sua responsabilidade com a administração, e busca fazer sempre mais e melhor. Prova disso é a certificação, que nos coloca mais uma vez como destaque nacional”, frisou o secretário-geral.

Sobre a certificação

O MEG possui sete fundamentos: governança, orientação em processos, capital intelectual, sustentabilidade, compromisso com as partes interessadas, estratégias e planos e geração de valor público.

Related Articles

Stay Connected

0FãsCurtir
3,911SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Latest Articles